Páginas

domingo, 10 de março de 2013

Confira a íntegra da minha entrevista ao jornal O Liberal

"Lugar de mulher é na política"

Ivanise Gasparim mostra que ala feminina está no poder e tem competência até para governar o País, como agora

Ana Karenyna

Da Redação

Em épocas passadas, as mulheres não tinham sequer o direito ao voto, muito menos o de se candidatar. O último feito inédito de ter uma mulher como presidente da República não só reforça as conquistas de uma luta centenária dos direitos femininos, como também quebra estereótipos já defasados. Elas estão no poder e têm competência sim para liderar uma empresa, um Estado e até um país inteiro. Alguém duvida que o lugar delas é na política? A bacharel em Direito, Ivanise Coelho Gasparim, 45, é casada, mãe de dois filhos e atua há três meses como vereadora da Câmara Municipal de Belém. A história de carreira dessa mulher que um dia sonhou em ser freira é fonte de inspiração para quem pensa em desistir de objetivos. Saiba como ela encontrou no amor pelos menos favorecidos a vontade de fazer a mudança através de ações políticas.

Ivanise se formou em 2007 e conquistou sua independência financeira muito cedo quando ainda tinha 14 anos. Vaidosa quando a situação pede, a vereadora faz caminhada diariamente e não abre mão de reservar o tempo do jantar para um bate-papo descontraído com marido e filhos. A vereadora se define como uma pessoa simples, mas daquelas que gosta de coisas bem-feitas seguida de resultados significativos. Uma linha tênue lhe distingue quando atua nos papéis de mãe e profissional. "Sou extretamente dedicada nas duas funções, mas enquanto no trabalho sou mais centrada e enérgica, dentro de casa costumo ser mais terna, carinhosa e descontraída", declara.

Guerreira

De personalidade forte, Ivanise encara a vida com garra, determinação, disciplina, alegria e muito otimismo. Talvez esses sejam uns dos inúmeros motivos que a fazem ocupar um lugar tão respeitado na política. Para a vereadora, os desafios funcionam como injeção de ânimo e um dos grandes obstáculos dessa carreira é ter criatividade. "É preciso sim ser muito criativo para renovar a crença de que um outro mundo é possível, onde todos sejam respeitados como pessoas humanas e filhos de Deus. Orgulho-me de nunca ter vivenciado nenhuma situação constrangedora no meu local de trabalho. Sempre fui respeitada. No partido dos trabalhadores, por exemplo, onde sempre fui dirigente e convivi com muitos homens, jamais passei por saia justa. Assim como na Secretaria de Economia de Belém, como também na Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Renda, na equipe de Governo do Lula e agora na Câmara, nunca me senti discriminada por ser mulher. Me orgulho disto. Faz parte do avanço", frisa.

Mulher

Ivanise acredita que todas as conquistas femininas no mercado de trabalho são resultados da luta, da postura propositiva e da disposição de romper com a situação de subordinação das próprias mulheres. "Chegou um momento que mais mulheres resolveram se impor e exclamar o quanto queremos ser livres para falar o que achamos, para fazer o que queremos e devemos fazer. O mercado de trabalho exclama bem essa mudança de comportamento feminino. Foi um dos âmbitos que exploramos e estamos assumindo o nosso papel nos mais diversificados setores com competência", exclama a vereadora.

Conquistas

O destino pregou uma peça nos planos de Ivanise. Aos 13 anos queria ser freira e permaneceu no convento até os 21. Lá era feliz com a escolha de vida, até decidir ser militante política no PT. Daí não parou mais na sua incansável luta por igualdades de como oferecer melhores condições de vida aos menos favorecidos. "Uma das minhas maiores conquistas foi conseguir me formar no Brasil mesmo sendo de uma família humilde. Me orgulho também de sempre ter sido escolhida para dirigir instituições e nelas conseguir implementar projetos inovadores como a última reforma do ver-o-peso, contribuir com o projeto nacional de combate à pobreza e o mais recente com o programa "Bolsa Trabalho", que qualificou e empregou milhares de jovens no nosso Estado. Pretendo me tornar uma pessoa cada vez mais humana e cheia de qualificações para contribuir com a construção de um novo mundo".

Rotina

"Acordo cedo, tomo um tranquilo café, logo depois acesso a internet e faço leitura dos jornais. Sou assídua na Câmara e participo de todas as sessões. Quando se encerram, atendo às pessoas no gabinete, reúno com a equipe para planejar os dias seguintes e, à noite, faço reuniões com o povo nos bairros. Quando chego converso com meu marido e filhos, vejo TV e sempre leio antes de dormir. No trajeto de casa para o trabalho ou para alguma reunião não abro mão de ouvir uma boa música".




clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário