Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2013

Câmara de Belém debate tema da Campanha da Fraternidade


Com o objetivo de debater o tema da Campanha da Fraternidade 2013, os vereadores de Belém reuniram-se ontem, 20, durante Audiência Pública proposta pela vereadora Ivanise Gasparim (PT). Na ocasião, representantes da Prefeitura de Belém, Polícia Militar, Arquidiocese de Belém, Paróquias e diretores de escolas debateram o tema “Fraternidade e Juventude”. 

Segundo a vereadora Ivanise, os jovens estão expostos a todo tipo de tratamento, o que muitas vezes prejudica e limita a construção de um cidadão ativo. “Diante disso, só nos resta buscar alternativas e criar políticas públicas voltada aos jovens. Temos que enfrentar o problema a partir da qualificação profissional da nossa juventude”, destacou a parlamentar.

A vereadora, ao final da audiência, fez referência a ausência de um plano municipal para a juventude e disse que é dever da Câmara Municipal cobrar isto do atual prefeito. Para o secretário da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém Heitor Ferro, é de fundamental importância a instalação do Conselho Municipal da Juventude, criado em lei desde 2010.

Os vereadores Tiago Araújo (PPS), Abel Loureiro (DEM) e Gleisson Oliveira (PSB) também participaram da sessão e elogiaram o tema. Esse ano, o objetivo da campanha é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz. Ainda estiveram presentes no plenário da Câmara o Padre Rangel Anderson, da Igreja São João Batista de Icoaraci, o diácono Marcelo Lopes, da Paróquia da Santissíma Trindade, o coordenador de Políticas para a Juventude de Belém, Victor Picanço e Rosane Carneiro, representante da Comunidade Maíra.

“EIS-ME AQUI, ENVIA-ME”
A CNBB apresenta a Campanha da Fraternidade como itinerário de conversão pessoal, comunitário e social. Ao repropor Juventude como tema da Campanha da Fraternidade, nesse tempo de mudança de época, deseja refletir, rezar com os jovens, apresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e missão. Além disso, se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades. No próximo dia 24, Domingos de Ramos, acontece a Coleta Nacional da Solidariedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário