Páginas

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O primeiro discurso na Câmara Municipal de Belém

Em meu primeiro discurso na tribuna da Câmara Municipal, ressaltei que me sinto extremamente honrada por representar este mandato de vereadora de Belém, e reafirmei meu compromisso com os trabalhadores e as trabalhadoras, com a inclusão social e com a juventude. Neste mandato, teremos como valores centrais o bem-estar e o cuidado com as pessoas. Na oportunidade, falei ainda sobre as conquistas proporcionadas pelo Governo democrático popular, iniciado pelo presidente Lula, e agora conduzido pela presidenta Dilma. Hoje, é fato que vivemos em um Brasil que retira famílias da pobreza e da miséria, e reduz a desigualdade sistematicamente.


Entretanto, no Pará, a realidade é outra. Perdemos 11 mil postos de trabalho, somente no mês de dezembro de 2012. Nossa produção industrial recuou 13,5%. A sensação é a de que o Pará parou! Programas como o Bolsa Trabalho, que tive a honra de coordenar na gestão do PT, hoje está gravemente desidratado. Como resultado, temos uma juventude sem emprego, sem qualificação, sem renda e sem perspectivas, o que pode ter reflexos, até mesmo, no aumento da violência e da criminalidade nas ruas. Para completar o descaso com a área social, a segurança pública é completamente ineficaz. A população padece nas ruas, Belém é a capital com maior índice de insegurança, e os nossos policiais militares recebem um dos piores salários do país.

Espero que o prefeito Zenaldo Coutinho faça uma gestão diferente da anterior, que destruiu programas importantes iniciados pelo PT e foi desastrosa para o povo de Belém. Espero ainda que o atual prefeito tenha a capacidade de aproveitar a nova geração de políticas públicas existentes no Brasil, proporcionadas pelo Governo Federal. É estratégico para o nosso município a parceria com esta agenda inovadora nacional, que inclui o Brasil Sem Miséria, a escola em tempo integral, o Minha Casa Minha Vida, o Viver Sem Limites, a Rede Cegonha, o Brasil Carinhoso, as Unidades de Pronto-Atendimento, e o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, que tem disponibilizado um volume expressivo de recursos para investimentos em infraestrutura e transporte.

A este respeito, já entrei com requerimento solicitando ao prefeito informações sobre os recursos do PAC que foram empregados em obras na nossa cidade, como o BRT, um empreendimento que vem sendo pessimamente conduzido e que se encontra paralisado. Tudo isso considerado, a questão que nos interesse é: Belém terá capacidade e vontade política para se integrar a este processo de desenvolvimento vivenciado hoje pelo Brasil? Nosso mandato estará atento às oportunidades que o Governo Federal disponibilizará para Belém. Vamos contribuir da melhor maneira para que esta parceria seja fortalecida. Ao mesmo tempo, vamos exercer uma fiscalização permanente, para que a nossa gestão municipal esteja integrada a esta agende de desenvolvimento. Nossa meta principal é construir um futuro melhor para o povo. Essa é a nossa luta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário